Artigos organizados em ordem alfabética de acordo com o nome do primeiro autor

Apresentação

O II DCIMA aconteceu em novembro de 2015, às vésperas do aniversário de 400 anos de colonização europeia da de Belém, uma cidade amazônica. Nossos objetivos estavam voltados para discutir cidades, seus processos de colonização e urbanização, suas possibilidades de enunciados. Neste sentido, os estudos de teoria da comunicação, de análise do discurso, de antropologia e dos estudos pós-coloniais estiveram intensamente presente em todos os momentos.

Reunimos em Belém, na Universidade Federal do Pará alguns dos pesquisadores mais significativos para refletir sobre este complexo tema, em suas mais diferentes possibilidades. Além dos pesquisadores da própria região, entre eles Massimo Canevacci, Lucrécia Ferrara, Rosário Gregolin, José de Ribamar Bessa Freire, Nilton Milanez, Vera França, Luciana de Oliveira.

A interdisciplinaridade que marcou a conferência de abertura e as mesas está fortemente presente também nos trabalhos apresentados nos simpósios temáticos, presentes nestes Anais. Também fizemos questão de incluir os textos artísticos que constituíram uma singularidade do evento, o PoetiCidade.

Sabemos do significado deste evento para a Amazônia, sobretudo em relação às áreas de comunicação social e letras. Sua realização e agora a publicação destes anais reiteram nosso compromisso em fortalecer os estudos do discurso e de comunicação na região. 

A aproximação com a antropologia, muita expressiva em todos os resultados do DCIMA, também traduz uma das principais preocupações epistemológicas do grupo aqui reunido: a pesquisa além dos cânones e dos muros. Neste sentido, reforçamos nosso interesse em uma antropologia linguística que envolve a análise do discurso e a pesquisa de campo. Muitos trabalhos destes anais traduzem este delineamento metodológico.

Ivânia dos Santos Neves